"Cabe-nos a tarefa irrecusável, seriíssima, dia a dia renovada, de - com a máxima imediaticidade e adequação possíveis - fazer coincidir a palavra com a coisa sentida, contemplada, pensada, experimentada, imaginada ou produzida pela razão." Goethe

SOMENTE AO QUE FOI BOM


Insustentável saudade que treme
incandescências à pele
orvalhando rosários em rezas
de súplicas e gratidão.

E faz do espírito, um viajante
empalidecido em rotas pretéritas
do horizonte que sonha 
e habita.

E cisma de querer
mudar a marcha das nuvens,
abrindo vãos de anil que recordem 
aos anjos, o seu destino
- impedir que as distâncias
sejam eternas -

Pois que um tanto de dor insiste
em beleza e impressão 
  profundas, de um retorno 
do que nunca se foi.

...E talvez nunca se vá
- pois que não almeja tal liberdade -
Antes e sempre, o testemunho
de incontáveis voos
- esplêndidos e suaves –
de asas que trazem uma imensidão
 ao peito.

Insustentável saudade
que faz dos olhos, dois cálices 
transbordantes de razões que impeçam
a morte de certas essências.

Pois que antes, bem antes
 trocam-se os nomes
- disfarça-se a dor num riso -
e o que era saudade, 
passa a se chamar lembrança.


               Imagem: Google

17 comentários:

  1. "O que era saudade passa a ser lembrança". Doce menina, o que pode ser acrescido neste verso que coroa um poema inesquecível...

    Forte abraço, e a admiração de sempre.

    ResponderExcluir
  2. Por outras asas também se alcança o céu.
    Lindos demais os teus versos Lucy!

    ResponderExcluir
  3. Que linda! A saudade machuca sem querer e é a mais bonita das dores! Quantas vezes mentimos pra nós mesmos dizendo que é só uma lembrança porque só o coração é capaz de entender. Versos lindíssimos! Cada dia mais prazeroso vir aqui.
    Minha querida, tudo de melhor e belo.

    ResponderExcluir
  4. Soberbo poema! Parabéns. Amei

    Uma excelente semana, beijinhos

    Coisas de Uma Vida 172

    ResponderExcluir
  5. Muito belo o teu poema, inscrito da tua alma,
    do teu sentir sublime:
    "e o que era saudade
    passa a se chamar lembrança."
    Toda saudade tem uma bela história construída de
    sentimentos, o mais belo sentimento, o amor!...
    Parabéns, minha Amiga!

    Uma semana inspiradora,luminosa e feliz para ti.
    Beijo e abraço de paz, de alma para alma, Lu...rss

    ResponderExcluir
  6. A bondade genuína (característica presente no coração da amiga poetisa) transforma as letras em energia benéfica. Doce existência!
    Emocionado com teu insistente crescimento, minha eterna doce amiga Lucy.
    Forte e terno abraço, Humberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Humberto, emocionada fico eu com tamanha generosidade, muito obrigada, de coração.
      Amigo precioso que o tempo nunca afasta, gratidão, respeito e carinho.

      Excluir
  7. Um caminho longo esse de transformação, mas que vale a pena percorrer.

    Palavras sensíveis e sábias (não me canso de repetir) que sempre me emocionam ao ler.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  8. SERGIO NEVES - ...uma pena eu não possuir o domínio de um vocabulário mais abrangente à altura de poder expressar aqui, como eu gostaria, toda a grandiosidade poética (e sentimental) que eu senti nesse teu escrito! /// Meu carinho, Lu.

    ResponderExcluir
  9. Meu pai tinha razão quando disse que possuías uma imensa sensibilidade.
    Lindo poema Lucy, aplausos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Lucy

    Passando para agradecer a tua doce visita em um dos meus espaços. Como sempre respondo quem por la passa pela primeira vez, está respondido o teu comentário e muito obrigado pelas palavras e fique à vontade para voltar quando quiser. http://asasdosversosmeus.blogspot.com.br/2016/09/sei-te.html?m=1s .

    Otimas as tuas sensíves digitais. Gostei muito! Parabens!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. "O que era saudade torna-se lembrança" nosso destino indisfarçável, indesejável mas inevitável. Quando quer cutucar os sentimentos profundos, tu és Mestra.
    Meu beijo e meu carinho, Lu.

    ResponderExcluir
  12. Inexplicáveis os teus alcanços!


    ARREPIANTE!

    ResponderExcluir
  13. Seu blog cada dia mais lindo amiga, eu aqui matando a saudade dos teus versos, me deliciando com seu talento. Parabéns lindas, saudade!! VÊ se me visita na minha nova "casa" bjss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho para com as minhas digitais.

Real Time Web Analytics