“Não queiras ter pátria, não dividas a terra, não arranques pedaços ao mar. Nasce bem alto, que todas as coisas serão tuas...” (Cecília Meireles)

PRETÉRITO


Fitei um retrato
e me vi anteriormente
numa época de outros medos...

...E me quis pegar no colo
no instante em que experimentei
o pedaço de um tempo 
que ainda não passou
 - pois que agora me são outas
as respostas -

Quis me socorrer
na cisma de ter encontrado
a palavra certa
e as angústias desnecessárias.

Fitei-me tão íntima e profundamente
que me vi à frente do retrato
neste tempo de agora,
refletida no vidro da moldura.

E mais uma vez 
quis me pegar no colo 
e me socorrer 
neste abismo do agora,
estas curvas que não sei
para onde levam...
...Neste tempo que não pausa
para ser visto,
- dentro das perguntas que me encabulam -
Neste hoje tão incerto
onde quase tudo ainda é espera
e promessas...

Vi-me presa numa órbita tão incerta
que temi até a próxima letra
no ensaio do poema.






5 comentários:

  1. Belíssimo, Lucimara...
    E onde estarão as respostas que buscamos no presente? Será que estão no passado? Ou no futuro?

    ResponderExcluir
  2. Que momento Lucy! Brilhante inspiração!
    Feliz Ano Novo querida amiga poetisa, felicidades, saúde e paz!
    E porque a tua essência é, siga sendo!(o claro reflexo do amor em cada uma de suas digitais)

    "Porque o amor é a resposta para todas as perguntas"

    Forte e terno abraço, Humberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre generoso, grata Humberto!
      Feliz Ano Novo, para ti e os teus, abraço.

      Excluir
  3. “E mais uma vez quis me pego no colo
    e me socorrer neste abismo do agora,
    estas curvas que não sei para onde levam...
    Neste tempo que não pausa para ser visto.
    -dentro das perguntas que me encabulam-
    ...Neste hoje tão incerto onde quase tudo ainda é espera
    E promessas...”

    Lu:


    Certa vez uma estagiária me perguntou o que deveria fazer para ser advogada. Disse-lhe o que já ouvira de meu avô há muitos anos atrás: “ Leia, entenda o que está lendo e sinta o que leu”.

    Em outra oportunidade quando ouvia uma palestra de um poeta famoso alguém lhe perguntou quase a mesma coisa: ““ Como se faz poesia?”- ao que lhe respondeu o palestrante:” Se você gosta de poesia leia poesia, entenda o que está lendo e, principalmente procure entender o que a poesia está dizendo. Se conseguir isto você saberá o que é poesia”.

    Lembrei disto ao ler teu poema. Pouco importa se são versos de ficção ou de vivência. Como tinha razão o poeta: entender o que a poesia quer dizer é simplesmente magia, e o teu poema é mágico.

    1 ab

    Nelson

    ResponderExcluir
  4. SERGIO NEVES - ...não me lembro de até hoje ter lido alguma coisa sobre um qualquer passado que tenha sido dito com tanta força e com tanta dignidade poética como o que aqui versas! ...lindíssimo! // ...reitero aqui, de coração, os meus votos a ti de um ANO NOVO muitíssimo feliz! ...que Papai do Céu te ilumine com muito boa saúde e que as tuas realizações sejam as melhores possíveis! // Meu carinho, Lu.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho para com as minhas digitais.

Real Time Web Analytics